Autorregulação
A autorregulação emocional é essencial, já que os pais são um exemplo para a criança. Quando os pais conseguem lidar com as próprias emoções de forma saudável, ensinam a criança a fazer o mesmo.
Além disso, a autorregulação ajuda a criar um ambiente familiar seguro e estável, melhorando a comunicação, reduzindo o stress e criando laços entre os pais e a criança.

Mas como pode autorregular as suas emoções?
Identificar o que está a sentir
Saber o que está a sentir é o primeiro passo para conseguir lidar com essa emoção. Reconhecer as suas emoções ajuda a tomar uma decisão mais consciente e a não agir de forma impulsiva.
Regra dos 3 P´s: Parar, Pensar, Prosseguir
Quando perceber que sente alguma frustração ou stress, pare e respire fundo e antes de reagir, pense sobre qual a melhor forma de reagir à situação. Apenas depois prossiga.
Identificar os gatilhos
Reflita sobre quais as situações que despertam emoções negativas e pense qual a melhor forma de reagir. Desta forma, quando acontecer algo já está preparado para reagir de forma controlada e saudável.
Cuidar de si
Reserve um tempo do seu dia ou da sua semana para fazer algo que lhe traga prazer e bem-estar. Isto envolve exercício físico, uma caminhada ou passar um tempo para se conectar com a sua família, quer seja durante uma noite de cinema ou uma noite de jogos.
Autoempatia
Todas esta técnicas ajudam mas antes de tudo, tenha consciência que ser pai não é ser perfeito. Enquanto ser humano também vai cometer erros, por isso não seja tão duro consigo mesmo e aproveite estas situações para aprender a ser melhor.

